Então vamos começar:
>> Pele normal
Pele cuja oleosidade é equilibrada, daí sua aparência lisa e com os poros pouco visíveis. Requer atenções de rotina: limpeza e hidratação (com fórmulas fluidas e ativos, como ceramidas e vitaminas). Na hora de tonificá-la, deve-se usar produtos que não a ressequem. Se surgirem espinhas e cravos, basta aplicar géis com substâncias secativas, cicatrizantes e antimicrobianas.
Dica: evitar lavar o rosto com água quente e expor-se ao sol sem proteção.
>> Pele oleosa
Pele espessa, granulosa e brilhante devido à produção excessiva de óleos pelas glândulas sebáceas. A zona de maior oleosidade forma um "T" no rosto, ocupando a área do queixo, nariz e testa, onde apresenta poros dilatados, às vezes obstruídos por cravos.
Exige limpeza e hidratação diárias. Para limpar, ideais são os sabonetes líquidos suaves e glicerinados que não removam os óleos naturais que a protegem. Já a hidratação deve ser feita com gel-creme ou loção livre de óleo (oil free), para não obstruir ainda mais os poros.
Dica: usar água muito quente na remoção de cravo e espinhas estimula as glândulas sebáceas. Na hora de removê-los, portanto, é melhor usar produtos à base de grânulos e semanalmente, é recomendável a aplicação de uma máscara também à base desses produtos.
* Para fazer em casa
Antes de usar o produto em todo o rosto, faça um teste na parte interna do antebraço, para verificar o grau de sensibilidade de sua pele e, evitar alergias.
Um esfoliante fácil de fazer e usar leva açúcar refinado misturado com sabonete líquido neutro (glicerinado). Com ele, deve se massagear o rosto e o corpo. Em seguida, enxaguar a pele com água morna e usar um bom hidratante não-oleoso.
>> Pele seca
É a pele pouco lubrificada e hidratada, por causa da pouca atividade das glândulas sebáceas. Apresenta textura fina e áspera, poros imperceptíveis. Exige higienização e cuidados, sobretudo no frio. Entre os ativos indicados para esse tipo de pele estão lactato de amônio, ceramidas, uréia* e ácido hialurônico*. Leite e loções de limpeza são os mais adequados.
Dica: é a pele que mais precisa de aporte vitamínico. Recomenda-se usar nutriente noturno com dupla ação: nutrição e revitalização celular. Uma vez por mês, deve-se fazer uma hidratação profunda.
Pessoas com pele seca devem ainda evitar ambientes refrigerados por longos períodos, porque fazem a pele perder mais água. Evitar vento sol em excesso, pois também causam a desidratação da pele. Evitar banhos quentes e prolongados, assim como o uso de esponjas e buchas.
* Para fazer em casa
Antes de usar o produto em todo o corpo, faça um teste na parte interna do antebraço, para verificar o grau de sensibilidade de sua pele e, assim, evitar alergias.
Misturar açúcar refinado com uma loção hidratante, de preferência sem perfume. Acrescentar algumas gostas de óleo de amêndoas, misturar bem e esfoliar corpo e rosto. Ao final, enxaguar com água morna e usar hidratante potente.
>> Pele mista
Apresenta oleosidade excessiva na zona "T" (formada pela área do rosto que abrange testa, nariz e queixo) com poros dilatados e cravos nos poros; nas demais do rosto é normal ou seca.
Deve ser higienizada com produtos que não a agridam, com sabonetes líquidos e loções suaves, adstringentes* de hamamélis* e arnica*. Dar preferência aos glicerinados.
Em seguida à limpeza, a pele precisa ser tonificada e hidratada, neste caso em emulsão ou gel à base de vitaminas A, C e E e extrato de Aloe Vera. Se a zona "T" estiver muito oleosa, esta pode ser controlada com produtos com ácido salicílico*, de ação anti acne.
Ao redor dos olhos, deve-se usar cremes para manter a região sempre hidratada. Usar ainda anti-rugas à base de vitaminas C e E e retinol. Semanalmente, esfoliar e aplicar máscara.
Dica: limpar a pele entre o terceiro dia da menstruação até uma semana depois, para controlar a oleosidade e equilibrar o pH.
Evitar produtos de limpeza agressivos que podem ressecar as áreas não oleosas.
>> Pele negra
É a pele que contém mais melanina ( por isso é mais escura) e mais colágeno* (por isso é mais espessa), além de ser mais oleosa e ter mais fibroblastos* - daí aparentar mais elasticidade e resistência do que a pele branca, embora seja também mais suscetível a manchas e marcas.
Assim como pele branca, a pele negra também sofre com a ação dos raios solares e precisa de proteção e cuidados diários. Se for oleosa ou mista, recomenda-se usar foto protetor em forma de gel. A limpeza deve ser feita com um sabonete líquido suave, duas vezes por dia, e a hidratação, com produtos livres de óleo (oil free). O excesso de brilho pode ser amenizado com uma base cosmética sem óleo.
Dica: embora não pareça, é uma pele muito sensível. Quando ressecada, adquire to acinzentado e torna-se áspera. Seu ressecamento causa coceira e há risco dce surgirem manchas. É preciso hidratá-la com produtos à base de uréia* ou lactobiônicos*, principalmente no frio.
>> Pele sensível
Este tipo de pele requer causa de reações alérgicas. Antes de usar um novo produto, deve-se aplicá-lo na patte interna do antebraço para testar eventuais reações. Produtos com camomila e Aloe Vera são ideais. A limpeza deve ser feita com loções ou leites de limpeza, em vez de sabonetes líquidos ou em barra. Recomenda-se usar hidratantes hipoalergêcos* e sem fragrância. Esfoliantes* não são indicados.
Dica: deve-se escolher produtos que não combinem muitas substâncias, pois é maior o risco de reação alérgica. Deve-se evitar sabonetes alcalinos*, loções alcoólicas, produtos abrasivos*, ácidos de frutas (AHA's) e produtos perfumados.
É isso minhas lindonas espero que vocês tenham gostado!
Beijão!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário